sexta-feira, 8 de abril de 2011

Circo: Moda e espetáculo

O circo é uma arte muita antiga, e embora desvalorizado nas últimas décadas (devido ao surgimento da tv e do computador) vem tomando conta do universo cultural com espetáculos que correm o mundo para mostrar encantamento, alegria e figurinos impecáveis.
Isso se reflete na moda, pois assim como o circo, enquadra um rico campo de referências culturais. E muitas grifes utilizam o universo circense como inspiração para suas coleções.

Um bom exemplo disso é a Maria Bonita, que no inverno de 2009 teve como inspiração as figuras geométricas e retas, e em algumas peças, ainda utilizou o suspensório do palhaço.


Já no inverno de 2010, foi a vez da Triton ter como referência o universo circense. Nota-se, tanto pelas cores utilizadas como também por algumas formas que lembram personagens do circo.


Temperley London deixou bem claro qual foi sua inspiração na coleção primavera/verão de 2010. Cartolas e macacões que remetem, respectivamente, ao mágico e palhaço.


A Melissa também criou uma coleção de calçados inspirados no circo e teve, como forma de divulgação, uma sessão fotográfica com Dita Von Teese, em um cenário de circo, utilizando figurino burlesco (que também tem referências no circo).


Mas a primeira estilista a trabalhar com temas de coleção, e com o circo, foi Elsa Schiaparelli, em 1938.


Enfim, pode-se notar que o circo tem um número imensurável de características que podem ser exploradas em uma coleção de moda. E isso não remete somente ao figurino dos personagens, mas também a própria estrutura do circo, como a lona e o picadeiro.

No trabalho de conclusão de semestre que eu e minha turma estamos fazendo, utilizamos o universo circense como inspiração. Na próxima segunda-feira, 11 de abril, acontecerá um desfile de moda na instituição de ensino na qual estudamos. Portanto, em breve, farei um post mostrando as coleções criadas pela turma.

2 comentários:

Fabrízia Alves disse...

Adorei seu blog, viu?!
Muito lindo...estou te seguindo, me segue de volta?!
Beijos..

Prazer, sou eu Mishim disse...

To seguindo!!! Achei muito muito criativo seu blog flôr! Segui o meu !!!
5beijos!

Postar um comentário