sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pure Threads: Emma Watson e Alberta Ferretti

A atriz Emma Watson, juntamente da estilista italiana Alberta Ferretti, criou uma coleção de moda sustentável. A coleção, denominada Pure Threads, é composta por 5 peças (2 vestidos, uma saia longa, uma blusa e um short) confeccionadas com materiais e técnicas que não agridem o meio ambiente.
De acordo com Alberta Ferretti, as inspirações de Emma Watson para a coleção foram os anos 70 e a atriz e cantora inglesa Jane Birkin.
Tecidos fluidos, rendas e cortes de alfaiataria deixaram as peças com um ar hippie chic.


Algodão leve e fresco e bordados aplicados a mão relembram o estilo casual chic de Birkin.


As peças estão a venda somente pelo site da estilista e custam entre 250 e 850 euros. Parte da renda arrecadada é destinada à People Tree, organização que comercializa e apoia a produção de roupas ecologicamente corretas.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dragão Fashion, Inverno 2011

Dragão Fashion é a semana de moda de Fortaleza que, em sua 12ª edição, ocorreu entre os dias 13 e 17 de abril de 2011. O evento contou com 30 desfiles de marcas e estilistas brasileiros.

Para sua coleção, Mark Greiner teve inspiração no faroeste, e as peças não deixaram de ser sexys. Márcia Ganem apresentou uma coleção feita com peças artesanais, cheias de brilhos e franjas. A equipe da Conexão Solidária utilizou para sua coleção os mais diferentes tipos de artesanato presentes no nordeste brasileiro.


MarcusSoon teve como inspiração o balé, trazendo muitos paetês. Francisco Matias fez várias invenções, como o uso do plástico como tecido. Já Piorski trouxe o tema circo, do qual eu já falei aqui no blog, para sua coleção.


Helen Rödel trouxe para sua coleção o tradicional artesanato cearense, como o crochê. Kallil Nepomuceno veio com vestidos bordados e pintados a mão pelo próprio estilista. A Riachuelo se inspirou na estética e tradições inglesas, assim como nos anos de 1950.


Enfim, selecionei apenas alguns dos desfiles. Para ter uma visão geral, houveram muitas coleções artesanais e que mostravam um pouco da cultura brasileira. Acho muito interessante esses desfiles independentes pois é uma oportunidade para estilistas que não podem participar do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week mostrarem o seu trabalho.

domingo, 17 de abril de 2011

Resenha: O garoto da casa ao lado

Confesso que fiquei com um pé atrás quando peguei esse livro, porque ele é inteiramente escrito em forma de e-mails. Fiquei imaginando que a história poderia ficar sem lógica devido a falta de diálogos. No entanto, Meg Cabot me impressionou! O garoto da casa ao lado tem uma escrita muito boa e fácil. Como dito pela Publishers Weekly, é repleto de e-mails inteligentes e cheios de ironia.

O livro traz Melissa Fuller, ou simplesmente Mel, como personagem principal. Ela é colunista do New York Journal e, certa manhã, encontra sua vizinha de 80 anos, Helen Friedlander, desacordada. Esta é internada no hospital em estado de coma.

Tendo que tomar conta dos animais de estimação da vizinha e, por isso, recebendo notificações de atraso no trabalho, Mel é obrigada a procurar o único parente vivo da Sra. Friedlander, seu sobrinho Max, que tem fama de ser bad boy.

No entanto, este se encontra pouco preocupado com a saúde da tia e manda em seu lugar John Trent, um amigo antigo que lhe devia um favor. John tem que se mudar para o apartamento da Sra. Friedlander e fingir ser Max. Mas o que ele não esperava era se apaixonar por Mel...

São 400 páginas de suspense, romance e comédia. É um prato cheio pra quem quer se divertir.

Título: O garoto da casa ao lado
Autor: Meg Cabot
Editora: Record
Páginas: 400

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cinema: Never Let me Go

Kathy, Tommy e Ruth são os personagens principais de uma história que envolve drama, romance, ciúmes e um destino condenável.
A história de Never let me go (Não me abandone jamais), começa no ano de 1978, em Hailsham, uma escola particular inglesa na qual os alunos não tinham contato algum com o mundo externo. Lá, meninos e meninas aprendiam tudo sobre arte e comportamento, e o mais importante: eles eram especiais.
Quando completam 18 anos, são enviados para alojamentos. Ali eles têm seus primeiros contatos com pessoas que não tinham crescido em Hailsham. E é a partir dali que cada um dos três enfrenta seu destino, de formas diferentes, mas com um final semelhante.
O filme é inovador e muito tocante, e nos deixa uma ótima reflexão sobre os seres humanos.
Destaque para os atores Carey Mulligan, Andrew Garfield e Keira Knightley que interpretam o trio principal, a fotografia belíssima e a trilha sonora.
Abaixo, o trailer do filme.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Estilo: Pixie Lott

Victoria Louise Lott, conhecida como Pixie Lott, é uma cantora e compositora britânica. Obteve o primeiro lugar nos charts com seus dois primeiros singles, Mama Do (Uh oh, Uh oh) e Boys and Girls, ambos de seu álbum de estreia, Turn it up, em 14 de setembro de 2009.
Além de sua voz incrível e potente, Pixie, com 20 anos de idade, traz consigo um estilo de vestir bem característico que conta com minissaias e mini dresses, eternizados pela estilista Mary Quant, na década de 60.


Nunca deixando de lado as pernas de fora, Pixie foi flagrada também por diversas vezes usando meias 5/8 com sapatos do tipo oxford ou mocassim. Confesso que já aderí a esse mix.


E não podendo deixar de lado as meia-calças, principalmente as pretas, que alongam as pernas. Estas podem ser usadas com diversas combinações, seja sapatilha, seja oxford, assim como a Pixie mostra em suas produções.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Circo: Moda e espetáculo

O circo é uma arte muita antiga, e embora desvalorizado nas últimas décadas (devido ao surgimento da tv e do computador) vem tomando conta do universo cultural com espetáculos que correm o mundo para mostrar encantamento, alegria e figurinos impecáveis.
Isso se reflete na moda, pois assim como o circo, enquadra um rico campo de referências culturais. E muitas grifes utilizam o universo circense como inspiração para suas coleções.

Um bom exemplo disso é a Maria Bonita, que no inverno de 2009 teve como inspiração as figuras geométricas e retas, e em algumas peças, ainda utilizou o suspensório do palhaço.


Já no inverno de 2010, foi a vez da Triton ter como referência o universo circense. Nota-se, tanto pelas cores utilizadas como também por algumas formas que lembram personagens do circo.


Temperley London deixou bem claro qual foi sua inspiração na coleção primavera/verão de 2010. Cartolas e macacões que remetem, respectivamente, ao mágico e palhaço.


A Melissa também criou uma coleção de calçados inspirados no circo e teve, como forma de divulgação, uma sessão fotográfica com Dita Von Teese, em um cenário de circo, utilizando figurino burlesco (que também tem referências no circo).


Mas a primeira estilista a trabalhar com temas de coleção, e com o circo, foi Elsa Schiaparelli, em 1938.


Enfim, pode-se notar que o circo tem um número imensurável de características que podem ser exploradas em uma coleção de moda. E isso não remete somente ao figurino dos personagens, mas também a própria estrutura do circo, como a lona e o picadeiro.

No trabalho de conclusão de semestre que eu e minha turma estamos fazendo, utilizamos o universo circense como inspiração. Na próxima segunda-feira, 11 de abril, acontecerá um desfile de moda na instituição de ensino na qual estudamos. Portanto, em breve, farei um post mostrando as coleções criadas pela turma.