sexta-feira, 3 de maio de 2013

Como surgem as tendências?

Quem se lembra de todos os rufos que vimos nas passarelas no ano passado? Todas as grandes marcas, incluindo Givenchy, Chloé, Gucci e Balenciaga, trouxeram rufos em suas coleções. Claro, rufos têm sido usados há séculos e não são um recurso de design inovador exatamente. Mas isso não te faz pensar como tantos designers pensaram na mesma ideia e ao mesmo tempo? Será que todos eles se encontram em uma caverna secreta embaixo do Grand Palais para discutir sobre ideias de design? Bom, há mais do que isso. 


Primeiramente, vamos entender como as agências de previsão de tendências funcionam. Elas existem como auxílio para atividades que necessitam de criatividade (como moda, propaganda e design de interiores) a filtrar suas ideias. A Worth Global Style Network (WGSN) e a Stylesight são, atualmente, duas das maiores agências de previsão na indústria da moda. O trabalho do pesquisador de tendências é prever as tendências que estão por vir e saber como e para onde irão se deslocar em curto e longo prazo. Eles fazem isso explorando o que há de mais atual na música, política, literatura, filmes, arte, etc. Eles pesquisam o que melhor vende, onde está sendo vendido e quem está comprando o quê. Eles analisam temporadas passadas e identificam padrões. Isso soa bastante vago porque suas metodologias são guardadas em segredo, e suas assinaturas são bastante caras. Isso, aparentemente, assegura qualidade, exclusividade e precisão. De fato, Julian e Marc Worth, fundadores da WGSN em 1997, inicialmente cobravam mais de 16 mil libras esterlinas por uma assinatura anual. 

No entanto, agências de previsão de tendências raramente (se nunca) são utilizadas por designers de ponta. Elas são mais usadas por empresas de médio e pequeno porte. Você não vai encontrar Karl Lagerfeld na lista de clientes dessas agências, mas sim nomes como Puma e H&M. Os designers de ponta utilizam suas próprias ideias e, portanto, definem as tendências. Eles são treinados para serem criativos. Um designer não estuda em uma faculdade para depois ler as tendências e copiar o que outras pessoas estão fazendo. Eles têm suas próprias visões e, se são importantes o suficiente, estarão liderando a indústria de moda. 

Então como designers de ponta têm ideias iguais? O mundo da alta moda é muito exclusivo. Muitos dos grandes designers são amigos e são expostos às mesmas influências e ao mesmo tempo. Nova York, Londres, Milão e Paris são capitais da moda super concentradas. Elas são também capitais culturais e, dessa forma, os designers acabam vendo os mesmos filmes, indo aos mesmos eventos, visitando as mesmas galerias e irão sempre viajar para os mesmo locais que “estão na moda”. Por exemplo, acredita-se que a próxima exposição do Met “Punk: Do caos à moda” inspirou um monte de designers nessa temporada. Nós também devemos considerar que muitas marcas luxuosas pertencem a conglomerados de moda. A LVMH, por exemplo, é possuidora de marcas como Louis Vuitton, Dior, Céline, Givenchy e Fendi. A PPR possui Gucci, Saint Laurent Paris, Bottega Venetta, Stella McCartney, Alexander McQueen e Balenciaga. Designers se misturam o tempo todo. 

Por fim, as tendências são comunicadas as massas através de revistas de moda. Depois das semanas de moda, os editores sentam-se ao redor de uma grande mesa e discutem sobre os looks mais memoráveis dos grandes desfiles. Eles fazem uma lista de tendências que planejam apresentar na revista e a enviam para representantes de relações publicas. Estes vão encontrar alguma coisa que se encaixe nas tendências (ainda que seja algo bem vago) e isso é o que vai na revista. A função da revista é mostrar e vender roupas, mas eles não podem simplesmente imprimir uma foto de um vestido da Prada e escrever “Compre isso! É Prada!”. Eles precisam apresentar uma história convincente para o leitor, que aí sim pensará que usar aquele vestido da Prada é moderno. Algumas revistas apresentam as mesmas ideias a cada temporada. Quantas vezes já vimos que o floral será tendência na primavera? Afinal, quando o floral não foi uma tendência?

Um comentário:

Anna disse...

adorei o post, bem completo

beijos
Anna
www.stavalendo.wordpress.com

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