terça-feira, 28 de maio de 2013

Produção de um editorial para revista

Na abertura da II Semana acadêmica de Design de Moda tivemos como convidada Natália Müller, jornalista e produtora de moda, falando sobre as etapas necessárias para realizar um editorial de moda para revista.


Em agosto do ano passado, participei de um workshop semelhante com o Dudu Bertholini, onde aprendi, na prática, como realizar uma sessão fotográfica para editoriais e catálogos. Já a palestra da Natália foi mais completa. Ela nos deu uma visão geral de como tudo isso funciona: pré-produção, a produção propriamente dita e a pós-produção.

O segredo para um editorial de sucesso está na pré-produção. Tudo o que é pensado antes pode nos poupar tempo (e estresse) na hora de fotografar. 

O trabalho do produtor de moda é bem abrangente. Além de pensar no conceito e estilo do editorial, ele tem que coordenar a equipe de apoio e ter certeza de que tudo está sendo feito da forma correta, tanto antes como durante a produção. Os pequenos detalhes às vezes são os mais importantes. E se a roupa caríssima emprestada da loja sujar ou descosturar? E se a saia ficar muito larga na modelo? Será que vai ter lanche o suficiente para todo o pessoal da equipe? O produtor de moda tem que estar preparado para tudo, com linha, agulha, alfinetes, fita crepe... e com listas de nomes e telefones de serviços que possam ser úteis.

A pós-produção também é importantíssima! É como o acabamento final de uma peça de roupa. A seleção de fotos precisa mostrar a ideia que se tinha lá na pré-produção e os textos que a acompanham precisam estar coerentes.

Para ser um bom produtor de moda é preciso ter organização e ser multifuncional. Pode não ser fácil, mas o bom resultado de um editorial faz tudo valer à pena.



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