quarta-feira, 21 de maio de 2014

Livro: Moda Brasil - Fragmentos de um vestir tropical


Desde que comecei a estudar moda li muitos livros sobre diversos segmentos da área, mas o livro Moda Brasil - Fragmentos de um vestir tropical, organizado por Kathia Castilho e Carol Garcia, e contando com textos de diversos jornalistas de moda, foi o primeiro livro sobre moda brasileira que eu li. Cada capítulo fala sobre alguma cidade brasileira e suas contribuições na moda do país. Só senti falta de um capítulo sobre a moda mineira, que ao meu ver, é bastante difundida e está cada vez mais em expansão.

O capitulo "Brasília?" me deixou com um grande ponto de interrogação. Mesmo depois de finalizar a leitura, continuei sem entender porque decidiram colocar uma escrita sobre a moda de Brasília no livro. Tudo que é falado no capítulo é sobre feirinhas de produtos baratos e falsificados e sobre o consumo de grande marcas (internacionais, ainda por cima).

Me decepcionei bastante também com o capítulo sobre a moda carioca, que achei que foi colocada de forma muito superficial. O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras mais importantes para a moda (hello, Fashion Rio!) e acho que poderia ter uma escrita mais densa sobre.

Em compensação, os capítulos que falam sobre a moda de Fortaleza, São Paulo e Rio Grande do Sul são incríveis e mostram um novo viés desses lugares. Além disso, a minha grande surpresa (boa) foi encontrar no livro um capítulo bastante denso sobre a moda de São Luís (Maranhão), lugar o qual eu nunca havia parado para pensar sobre moda e que me deixou interessada em conhecer algum dia.

Enfim, acho que apesar dos altos e baixos desse livro, sua leitura foi muito válida. Acredito que a organização de publicações como esta é muito importante para disseminar cada vez mais a moda feita no Brasil.

Título: Moda Brasil - Fragmentos de um vestir tropical
Autor: Kathia Castilho e Carol Garcia
Editora: Anhembi Morumbi
Páginas: 157

Nenhum comentário:

Postar um comentário