quarta-feira, 21 de maio de 2014

Livro: Moda Brasil - Fragmentos de um vestir tropical


Desde que comecei a estudar moda li muitos livros sobre diversos segmentos da área, mas o livro Moda Brasil - Fragmentos de um vestir tropical, organizado por Kathia Castilho e Carol Garcia, e contando com textos de diversos jornalistas de moda, foi o primeiro livro sobre moda brasileira que eu li. Cada capítulo fala sobre alguma cidade brasileira e suas contribuições na moda do país. Só senti falta de um capítulo sobre a moda mineira, que ao meu ver, é bastante difundida e está cada vez mais em expansão.

O capitulo "Brasília?" me deixou com um grande ponto de interrogação. Mesmo depois de finalizar a leitura, continuei sem entender porque decidiram colocar uma escrita sobre a moda de Brasília no livro. Tudo que é falado no capítulo é sobre feirinhas de produtos baratos e falsificados e sobre o consumo de grande marcas (internacionais, ainda por cima).

Me decepcionei bastante também com o capítulo sobre a moda carioca, que achei que foi colocada de forma muito superficial. O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras mais importantes para a moda (hello, Fashion Rio!) e acho que poderia ter uma escrita mais densa sobre.

Em compensação, os capítulos que falam sobre a moda de Fortaleza, São Paulo e Rio Grande do Sul são incríveis e mostram um novo viés desses lugares. Além disso, a minha grande surpresa (boa) foi encontrar no livro um capítulo bastante denso sobre a moda de São Luís (Maranhão), lugar o qual eu nunca havia parado para pensar sobre moda e que me deixou interessada em conhecer algum dia.

Enfim, acho que apesar dos altos e baixos desse livro, sua leitura foi muito válida. Acredito que a organização de publicações como esta é muito importante para disseminar cada vez mais a moda feita no Brasil.

Título: Moda Brasil - Fragmentos de um vestir tropical
Autor: Kathia Castilho e Carol Garcia
Editora: Anhembi Morumbi
Páginas: 157

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ilustrações de Maira Kalman

Quando fiz resenha do livro Por isso a gente acabou, citei a artista Maira Kalman, que foi responsável por ilustrar o livro de Daniel Handler. Além desse, ela fez também ilustrações de diversos outros livros, desde infantis até adultos, bem como várias capas da revista The New Yorker.

Em seu estúdio de criação, ela mantêm suas referências muito bem organizadas, bem como sua coleção de livros, pinturas e pincéis. Lá ela tem música e nada de computador ou telefone.

As inspirações de Maira são as mais diversas: livros, músicas, viagens, pessoas, momentos. A ilustradora carrega seu sketchbook para todos os lugares que vai, além de uma câmera pequena para registrar ideias que podem vir de formas, cores e textos. "As infinitas possibilidades são sempre animadoras", diz Maira.






Para ver mais ilustrações da Maira Kalman, clique aqui.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Emma Stone vestindo Thakoon

Todo site de moda está falando sobre o baile de gala do MET que aconteceu segunda à noite, e claro, sobre quem estava vestindo o que. Confesso pra vocês que por mais importantes que esses eventos sejam para a indústria da moda (e das celebridades) eu não costumo me abster tanto a isso. Porém, quando vi a Emma Stone vestindo esse look maravilhoso criado pelo designer americano Thakoon eu simplesmente decidi que precisava escrever sobre isso.

A cor rosa não tem espaço no meu estilo pessoal (só visto essa cor em dias especiais, como o Pink Wednesday!), mas eu usaria o look da Emma Stone num piscar de olhos! O drapeado e a fenda da saia são muito elegantes e o pedacinho de pele aparecendo na cintura dá um ar de modernidade ao look. 


Pra quem não conhece, Thakoon é um dos designers americanos mais relevantes da atualidade. Ele é originalmente da Tailândia e estudou moda na prestigiada Parsons de Nova York. Já vestiu Michelle Obama (e muitas celebridades) e é queridinho da editora Anna Wintour, inclusive aparecendo no documentário A Edição de Setembro. Depois de vestir lindamente a Emma, acho que virou queridinho de muito mais gente, incluindo eu.

domingo, 4 de maio de 2014

Livro: Audrey Hepburn, An Elegant Spirit

Neste dia, Audrey Hepburn estaria completando 85 anos de vida! Há 3 anos fiz um post aqui no blog falando um pouco sobre a vida e o trabalho da Audrey, e nesse meio tempo aprendi muito mais sobre ela, através de conversas com outros fãs e a leitura do livro Audrey Hepburn, An Elegant Spirit, escrito pelo filho dela, Sean Hepburn Ferrer.

No livro, Sean conta a vida de Audrey desde sua infância na Holanda até sua grande fama como atriz e seu trabalho na UNICEF. O livro conta com quase 300 fotografias de vários momentos da vida da Audrey, desde fotos promocionais até de álbuns de família, algumas que eu nunca tinha visto. Traz também documentos e cartas escritas por ela e para ela e até uma receita do prato preferido da Audrey: spaghetti al pomodoro.

Isso tudo é maravilhoso mas o mais incrível é a emoção que Sean desperta no leitor através de sua escrita tocante que mostra o profundo amor que tem por sua mãe. Essa leitura me fez rir, sorrir, chorar. Me fez ter a mais profunda certeza de que Audrey foi a pessoa mais incrível que já existiu!





Quem tem interesse em adquirir este livro eu recomendo que compre no Book Depository. Comprei o meu através da Saraiva e o serviço foi caro e demorado, apesar de ter valido muito a pena a espera.

Alguém aí já leu esse ou algum outro livro sobre a Audrey?

Título: Audrey Hepburn, An elegant spirit
Autor: Sean Hepburn Ferrer
Editora: Atria
Páginas: 256

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Capas de maio

Normalmente as capas da revista Vogue não são as minhas preferidas. Os editoriais sim, na minha opinião são os mais bem produzidos, mas as capas não costumam chamar a minha atenção. Porém grande parte das minhas preferidas de maio foram justamente... da Vogue!

Esse mês temos uma dobradinha de Kate Moss (na Vogue UK e na Harper's americana), Kirsten Dunst, Emma Stone (lindíssima na capa e editorial da Vogue americana), Lupita Nyong'o, Miley Cyrus e Rihanna na Vogue brasileira. Mas as minhas preferidas mesmo foram as seguintes...

Karlie Kloss ~ Vogue Coréia


Kate Moss ~ Vogue UK
Kendra Spears ~ Vogue Tailândia
Coco Rocha ~ Harper’s Bazaar Rússia
Rosie Huntington-Whiteley ~ GQ Espanha

De qual vocês mais gostam?