quinta-feira, 26 de junho de 2014

O que aprendi com Project Runway

Já fazia algum tempo que eu vinha assistindo episódios aleatórios de Project Runway. Cheguei até a comentar sobre o programa em uma postagem que fiz sobre reality shows de moda. Esse ano então decidi assistir todas as 12 temporadas do reality em ordem cronológica e, através dos mais de 160 episódios, percebi a evolução do programa, dos participantes, juízes e também aprendi muito sobre moda.


A primeira coisa que aprendi quando comecei a assistir Project Runway é que por trás de todo o glamour da moda, tem muito trabalho! Na maioria dos desafios, os designers tem menos de 10 horas para criar e confeccionar um look completo, além de ter que pensar no styling (cabelo, maquiagem e acessórios) que serão desfilados na passarela em frente aos juízes Heidi Klum, Nina Garcia, Michael Kors/Zac Posen e algum outro grande nome da moda que é convidado. Haja habilidade para saber gerenciar o tempo e trabalhar sob pressão!

"Na moda, um dia você está in, e no outro você está out." Essa é uma das frases mais famosas de Heidi Klum em Project Runway e define muito bem o ciclo da própria moda. Modas (ou designers) que um dia estão em alta, se não se manterem atualizados e afinados na criatividade, podem perder seu espaço no mercado e auf wiedersehen.

Outras coisa que eu aprendi assistindo os desafios são as mais diversas fontes de inspirações possíveis. Seja um cliente especial, uma ocasião, um lugar, um material e por aí vai... Falando em materiais, aprendi muito sobre eles assistindo o programa. Desde ideias legais com materiais alternativos, como flores, doces, ferragens e plásticos diversos até conhecimento dos próprios tecidos (quais são mais difíceis de trabalhar, qual funciona melhor para qual finalidade, etc).

E por fim, mas não menos importante, aprendi muitos termos de moda em inglês! Pra quem quer trabalhar na área é super válido prestar atenção na linguagem que o pessoal do reality utiliza durante o programa. É como se fosse um cursinho de inglês voltado para a moda!

Enfim, poderia escrever muito mais sobre meu aprendizado enquanto espectadora do programa, mas fica aí minha recomendação, pra quem também quer aprender muito sobre moda de uma forma muito fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário