sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O significado das cores na moda

Que as cores exercem grande influência na nossa vida todo mundo sabe, mas o que será que elas dizem sobre a gente? Na semana passada, assisti a palestra da Cristine Carvalho no 1º ConaStyle, onde ela falou sobre o primeiro efeito psicológico de algumas cores no vestuário. Fiz anotações e hoje trago essas informações pra vocês.


Segundo Cristine, azul é a cor preferida de todas as pessoas e está sempre presente nas cartelas de cores das coleções. Azul é a cor da fidelidade e da credibilidade, e por isso é ideal para usar em entrevistas de emprego.


A cor verde é de fácil comunicação, além de dar um ar de frescor e juventude ao look. É a cor de quem é bastante ligado a natureza.


De acordo com Cristine, o vermelho é a primeira cor que a criança reconhece. É a cor da felicidade, da velocidade, assim como o sangue que corre em nossas veias. É uma boa cor para ser usada quando a gente não está bem, principalmente na maquiagem.


Amarelo é a cor da vitalidade, energia e velocidade (remetendo aos pontilhados nas estradas). Porém, é preciso tomar cuidado com essa cor pois ela pode deixar as pessoas irritadas, por isso é ótima para ser usada em acessórios.


Roxo, violeta e lilás são cores que estão nas cartelas atualmente. É a cor da criatividade, magia, sabedoria e mistério.


Cristine explicou na palestra que o rosa é a melhor cor para socializar com mulheres. Transmite leveza e romantismo.


Laranja é uma cor com o poder de aproximar as pessoas. É ótima para ser usada quando somos anfitriões em uma festa ou em casa mesmo.


Cinza pode ser a cor da depressão, mas também é uma cor muito usada quando estamos em dúvida em que vestir pois transmite neutralidade.


Preto é uma cor de dupla personalidade pois, pode remeter tanto a sensualidade quanto ao luto. Ela pode significar tanto luz como sombra. É a cor da sofisticação.


Branco é a cor de maior status e transmite confiança e renovação. É a cor dos compradores cautelosos.

Para quem tem interesse em saber mais sobre o assunto, eu indico o livro O código do vestir escrito por Toby Fischer-Mirkin. E aí, qual é a sua cor preferida e o que ela diz sobre você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário