sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Resenha: O cavalo de lata

2014 definitivamente está sendo um ano repleto de ótimas leituras e O cabalo de lata, escrito por Janice Steinberg, vem para contribuir com esse fato.

O livro traz a história de Elaine Greenstein, uma idosa de 80 anos e ex-advogada brilhante que lutou por causas sociais, como o feminismo. Enquanto se prepara para uma mudança, Elaine encontra um antigo papel de sua mãe com um nome escrito nele. Isso lhe faz lembrar de sua irmã gêmea, Bárbara, que fugiu de casa, sem explicações, quando tinha apenas 18 anos. Gostei do modo como a autora colocou os flashbacks e os dias de hoje. A história vai e volta no tempo, desde quando Elaine estava crescendo com sua família, até os dias atuais, quando a Elaine já idosa tenta, mais uma vez, encontrar sua irmã.

A história do livro é rica em tantos aspectos que provavelmente não vou conseguir expressar nem um terço deles nessa resenha. Percebe-se claramente que a autora se dedicou bastante a pesquisas para retratar de modo muito íntimo e fiel o cotidiano dessa família, que vivia na comunidade judia de Boyle Heights, em Los Angeles, nas décadas de 1920 e 1930. Além da história ser muito bem escrita, a autora também conseguiu construir muito bem todos os seus personagens, deixando uma sensação de a gente fazer parte da família também.

A autora também explorou outros vieses no decorrer do livro, como o antissemitismo e o sonho americano, onde as pessoas migravam para os Estados Unidos em busca de melhores oportunidades.

É um livro com uma história muito cativante e bonita. Recomendo bastante!

Título: O cavalo de lata
Autor: Janice Steinberg
Editora: Rocco
Páginas: 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário