sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A moda em Bonequinha de Luxo

Bonequinha de Luxo é, sem dúvidas, o filme mais famoso protagonizado por Audrey Hepburn. Não se trata apenas de suas cenas icônicas e figurinos memoráveis, mas também do fato de trazer como personagem principal, Holly Golightly, uma mulher independente e que vive sozinha em New York, antecipando a emancipação da figura feminina na década de 1960.
A moda apresentada no filme, no entanto, é tão consolidada que chega a ser impossível falar sobre ele sem citar o clássico vestido preto básico, por exemplo. Então, decidi buscar os looks mais memoráveis vestidos pela personagem principal, além de algumas descrições e curiosidades sobre eles. Olha só!

O pretinho básico

A origem do vestido preto básico (também conhecido como "LBD", iniciais de little black dress), vem das criações de Coco Chanel, na década de 1920. A partir de então, essa peça ficou conhecida por ser atemporal, versátil e bastante acessível. A popularização de sua elegância e sofisticação, no entanto, ficaram a cargo do estilista Givenchy, que criou o vestido longo de cetim com um decote nas costas bem interessante que Holly Golightly veste na primeira cena de Bonequinha de Luxo. Acompanhado, é claro, de um colar de camadas de pérolas da Tiffany.


Podemos ver a versatilidade do vestido preto básico nos looks que Holly veste na sequência. Uma versão mais curta do primeiro vestido, mas desse vez em seda e com alguns babados leves na barra, é combinado primeiro com um chapéu de aba larga com um grande laço creme, depois com um pequeno chapéu com um motivo de pele branca e penas pretas na frente, e, por fim, com um maxi colar.




Os casacos

O trench coat bege que Holly veste na cena final do filme é quase tão icônico quanto o vestido preto. Porém, em cenas anteriores ao desfecho, a peça aparece combinada com um lenço de cabeça, uma camisa polo e uma saia com padronagem de espinha de peixe.


No entanto, outra peça similar também foi muito copiada depois do lançamento do filme. O casaco de lã trespassado, combinado com o chapéu de pele e saltos gatinho, traz uma cor mais vibrante ao look de Holly Golightly, ainda mais em uma sequência de cenas tão leves e divertidas.


O vestido pink

E falando em cor vibrante, não dá pra não citar o vestido de seda pink com fita de cetim na cintura e decorado com apliques em forma de leques (e muitos cristais!). Assim como o casaco laranja, essa peça injeta uma cor no guarda-roupa mais neutro da personagem.


Os looks casuais

Mesmo com todo o glamour que Givenchy coloca ao guarda-roupa de Holly Golightly, ela também tem seus momentos mais casuais em Bonequinha de Luxo. Na cena em que canta Moon River na escada de incêndio, a personagem veste suéter, jeans, sapatilha e uma toalha na cabeça. Em outra cena, Holly está novamente casualmente vestida com um pulôver, calça e sapatilha, tudo criado pela figurinista Edith Head.



Os looks... não tão casuais assim

Além de seus looks casuais, há duas cenas do filme em que Holly aparece vestindo itens bem interessantes. Na primeira cena a personagem aparece com sua roupa de dormir: camisa masculina e a icônica máscara azul-Tiffany com dourado. Em seguida, em sua festa, Holly aparece com um "vestido" feito de lençol, que lembra as togas da antiga Grécia.



Óculos de sol

Criados a pedido de Audrey em 1956, o óculos de sol Oliver Goldsmith (que mais tarde foi batizado como "The Manhattan"), é usado durante todo o filme pela personagem principal.


Maquiagem e penteado

Enfim, não só de roupas é feito um figurino, né? Como destaques estão o batom que Holly usa na cena final do filme e que tem um estilo muito parecido com a cor Pink in the afternoon da Revlon, e o coque banana (também conhecido como french twist), que a personagem usa em grande parte do filme. Achei até um tutorial para o penteado!

Muito do estilo da personagem Holly Golightly é comum ao de sua intérprete, como a gente pode ver no Guia de estilo de Audrey Hepburn que foi publicado no blog semana passada. Além de se tratar de um figurino inesquecível, é uma ótima inspiração de estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário